Balizamento noturno que está com defeito em aeroporto de Fernando de Noronha foi instalado em 2020
Faróis de veículos foram usados iluminar pista do aeroporto de Fernando de Noronha O sistema de balizamento noturno do Aeroporto de Fernando de Noronha está ...

Faróis de veículos foram usados iluminar pista do aeroporto de Fernando de Noronha O sistema de balizamento noturno do Aeroporto de Fernando de Noronha está com defeito. Por causa do problema, foi preciso usar faróis de carros e caminhões (veja vídeo acima) para permitir o pouso de um avião de emergência na noite de domingo (12). A iluminação da pista foi instalada em 2020, em uma obra do governo de Pernambuco que custou R$ 4,6 milhões, com o objetivo de permitir pousos de aeronaves de resgate. A paciente Luana Pedro de Lima foi atendida no Hospital São Lucas e após sofrer um acidente de moto. Depois exames, os médicos constataram traumatismo cranioencefálico e fraturas múltiplas na face, incluindo mandíbula, maxila e nariz. ✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE A transferência para o Recife foi necessária por causa da gravidade das lesões e da necessidade de exames de imagem detalhados e avaliação cirúrgica. A moradora foi atendida no Hospital da Restauração e segue em tratamento. Veículos oficiais foram ulizados para iluminar a pista do aeroporto Ana Clara Marinho/TV Globo O que diz o governo Em nota divulgada nesta segunda-feira (13), a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que o uso de veículos para iluminar a pista foi necessário devido a um problema no sistema de balizamento noturno, o que comprometeu as operações do aeroporto durante a noite. A secretaria explicou que o conserto depende do envio de materiais e equipamentos para a ilha. Por isso, medidas emergenciais foram adotadas para garantir o atendimento imediato. A previsão para o restabelecimento do sistema de balizamento não foi divulgada. De acordo com a Administração de Fernando de Noronha, a manutenção do sistema de balizamento é de responsabilidade da empresa Dix, concessionária que administra o aeroporto. O que diz a Dix A Dix Aeroportos informou em nota que realiza periodicamente testes no sistema de balizamento noturno do Aeroporto de Fernando de Noronha. Em uma dessas verificações, foram detectados rompimentos no sistema. Atualmente, o terminal opera apenas durante o dia por causa das obras de requalificação das pistas, que ainda estão em andamento. "Após a falha, a empresa fez um levantamento técnico e iniciou o processo de compra dos materiais para os reparos. A previsão é que o sistema seja totalmente restabelecido até a próxima semana", indicou a nota. Durante uma operação especial realizada na quinta-feira (10), foi adotado um protocolo emergencial de segurança, com atuação integral da equipe operacional da DIX. "A ação foi rápida e segura, e a aeronave decolou de volta para o Recife por volta das 20h (horário local)", informou. Avião UTI fez a transferência da paciente na noite de domingo (12) Ana Clara Marinho/TV Globo Autorização especial O aeroporto de Fernando de Noronha não tem autorização para receber voos comerciais à noite. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) autorizou, em 2018, a instalação do sistema de balizamento noturno apenas para voos de emergência médica. A licença ambiental foi concedida pelo governo federal em 27 de dezembro daquele ano. Na época, a chefe substituta do Núcleo Integrado do ICMBio, Silmara Erthal, explicou que a autorização era exclusiva para voos de emergência médica. Para liberar a licença ambiental, foi necessário alterar o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha. A mudança foi oficializada por meio de uma portaria do ICMBio que autorizou o funcionamento do balizamento noturno. Obra na pista Em outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu a operação de aviões a jato no aeroporto da ilha por causa de buracos e rachaduras na pista. Após a proibição, a Azul passou a operar na ilha com aviões menores, do modelo ATR. A Gol suspendeu os voos. Em janeiro de 2023, a Voepass assumiu a rota também com aeronaves ATR, mas teve as operações suspensas em todo o país em março de 2025, por decisão da Anac. A obra de requalificação do aeroporto, orçada em R$ 60 milhões, começou em setembro de 2024. Depois de atrasos, a primeira etapa foi concluída em março deste ano, permitindo o retorno dos aviões de grande porte à ilha. A obra é executada pela Semobi. A primeira fase incluiu a recuperação do eixo central da pista, que tem 1.845 metros de extensão. Pátio de aeronaves O governo de Pernambuco também concluiu, em agosto deste ano, a recuperação do pátio de estacionamento de aeronaves do aeroporto. A Anac havia fixado o prazo de 15 de agosto para o fim desta etapa da obra, após o piso ceder e dois aviões ficarem atolados no pátio em junho. O primeiro incidente foi em 22 de junho, quando um avião da Azul atolou antes da decolagem. No dia 29, uma aeronave da Gol também ficou presa após o asfalto ceder. A Anac determinou que todas as obras no aeroporto sejam concluídas até 31 de março de 2026. Caso o prazo não seja cumprido, o número de pousos e decolagens em Noronha será reduzido em 30%. VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias i