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Balizamento noturno que está com defeito em aeroporto de Fernando de Noronha foi instalado em 2020

Faróis de veículos foram usados iluminar pista do aeroporto de Fernando de Noronha O sistema de balizamento noturno do Aeroporto de Fernando de Noronha está ...

Balizamento noturno que está com defeito em aeroporto de Fernando de Noronha foi instalado em 2020
Balizamento noturno que está com defeito em aeroporto de Fernando de Noronha foi instalado em 2020 (Foto: Reprodução)

Faróis de veículos foram usados iluminar pista do aeroporto de Fernando de Noronha O sistema de balizamento noturno do Aeroporto de Fernando de Noronha está com defeito. Por causa do problema, foi preciso usar faróis de carros e caminhões (veja vídeo acima) para permitir o pouso de um avião de emergência na noite de domingo (12). A iluminação da pista foi instalada em 2020, em uma obra do governo de Pernambuco que custou R$ 4,6 milhões, com o objetivo de permitir pousos de aeronaves de resgate. A paciente Luana Pedro de Lima foi atendida no Hospital São Lucas e após sofrer um acidente de moto. Depois exames, os médicos constataram traumatismo cranioencefálico e fraturas múltiplas na face, incluindo mandíbula, maxila e nariz. ✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE A transferência para o Recife foi necessária por causa da gravidade das lesões e da necessidade de exames de imagem detalhados e avaliação cirúrgica. A moradora foi atendida no Hospital da Restauração e segue em tratamento. Veículos oficiais foram ulizados para iluminar a pista do aeroporto Ana Clara Marinho/TV Globo O que diz o governo Em nota divulgada nesta segunda-feira (13), a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que o uso de veículos para iluminar a pista foi necessário devido a um problema no sistema de balizamento noturno, o que comprometeu as operações do aeroporto durante a noite. A secretaria explicou que o conserto depende do envio de materiais e equipamentos para a ilha. Por isso, medidas emergenciais foram adotadas para garantir o atendimento imediato. A previsão para o restabelecimento do sistema de balizamento não foi divulgada. De acordo com a Administração de Fernando de Noronha, a manutenção do sistema de balizamento é de responsabilidade da empresa Dix, concessionária que administra o aeroporto. O que diz a Dix A Dix Aeroportos informou em nota que realiza periodicamente testes no sistema de balizamento noturno do Aeroporto de Fernando de Noronha. Em uma dessas verificações, foram detectados rompimentos no sistema. Atualmente, o terminal opera apenas durante o dia por causa das obras de requalificação das pistas, que ainda estão em andamento. "Após a falha, a empresa fez um levantamento técnico e iniciou o processo de compra dos materiais para os reparos. A previsão é que o sistema seja totalmente restabelecido até a próxima semana", indicou a nota. Durante uma operação especial realizada na quinta-feira (10), foi adotado um protocolo emergencial de segurança, com atuação integral da equipe operacional da DIX. "A ação foi rápida e segura, e a aeronave decolou de volta para o Recife por volta das 20h (horário local)", informou. Avião UTI fez a transferência da paciente na noite de domingo (12) Ana Clara Marinho/TV Globo Autorização especial O aeroporto de Fernando de Noronha não tem autorização para receber voos comerciais à noite. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) autorizou, em 2018, a instalação do sistema de balizamento noturno apenas para voos de emergência médica. A licença ambiental foi concedida pelo governo federal em 27 de dezembro daquele ano. Na época, a chefe substituta do Núcleo Integrado do ICMBio, Silmara Erthal, explicou que a autorização era exclusiva para voos de emergência médica. Para liberar a licença ambiental, foi necessário alterar o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha. A mudança foi oficializada por meio de uma portaria do ICMBio que autorizou o funcionamento do balizamento noturno. Obra na pista Em outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu a operação de aviões a jato no aeroporto da ilha por causa de buracos e rachaduras na pista. Após a proibição, a Azul passou a operar na ilha com aviões menores, do modelo ATR. A Gol suspendeu os voos. Em janeiro de 2023, a Voepass assumiu a rota também com aeronaves ATR, mas teve as operações suspensas em todo o país em março de 2025, por decisão da Anac. A obra de requalificação do aeroporto, orçada em R$ 60 milhões, começou em setembro de 2024. Depois de atrasos, a primeira etapa foi concluída em março deste ano, permitindo o retorno dos aviões de grande porte à ilha. A obra é executada pela Semobi. A primeira fase incluiu a recuperação do eixo central da pista, que tem 1.845 metros de extensão. Pátio de aeronaves O governo de Pernambuco também concluiu, em agosto deste ano, a recuperação do pátio de estacionamento de aeronaves do aeroporto. A Anac havia fixado o prazo de 15 de agosto para o fim desta etapa da obra, após o piso ceder e dois aviões ficarem atolados no pátio em junho. O primeiro incidente foi em 22 de junho, quando um avião da Azul atolou antes da decolagem. No dia 29, uma aeronave da Gol também ficou presa após o asfalto ceder. A Anac determinou que todas as obras no aeroporto sejam concluídas até 31 de março de 2026. Caso o prazo não seja cumprido, o número de pousos e decolagens em Noronha será reduzido em 30%. VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias i