Segundo o Painel Nacional de Televisão (PNT), do Instituto Kantar Ibope, a Rede Globo tem sofrido com quedas na audiência, que já alcançou pouco mais de um ponto em 2019, na comparação com o ano passado, segundo a coluna Zapping, da Folha.

Na comparação com o share, que é a porcentagem de audiência apenas sobre os televisores ligados, a queda é ainda maior, de 36,7 no ano de 2018, para 34,6 deste ano de 2019, enquanto que a Record TV, concorrente direta da emissora, apresentou alta no mesmo período, com crescimento no share de 0,1%.

A TV paga também vem sofrendo com queda de audiência, que chega a quase 10% do público, somados os canais por assinatura, a queda foi de 8,1 pontos em 2018, para 7,3 em 2019.

A expectativa de analistas é que o público tem migrado para provedoras de filmes e séries, como a Netflix.

A PNT obtém os números a partir da análise de audiência das 15 maiores regiões metropolitanas do país, analisando os dados que apontam o comportamento dos telespectadores.